Sim, a alimentação natural pode ajudar os pets com problemas renais, já que é uma dieta totalmente flexível, e você pode tranquilamente personalizar a dieta de acordo com as necessidades dos pets.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069
Infelizmente ainda nos deparamos com muitos mitos que envolvem a oferta de uma alimentação natural para um pet com problemas renais. Até mesmo alguns veterinários, por falta de conhecimento sobre nutrição, preferem optar por uma ração terapêutica.
Geralmente esse “preconceito” ocorre pelo fato de que pacientes renais tem muitas restrições dietéticas, o que de fato é verdade. E por isso mesmo é imprescindível o acompanhamento de um profissional especializado em nutrição.
A dieta natural sem dúvidas pode proporcionar uma melhora no conforto e na qualidade de vida dos pets renais crônicos. Existem inúmeras vantagens para optar por ela, como o fato de que é um alimento rico em água, que ajuda na preservação do trato urinário.
Sabendo das particularidades da doença e dos alimentos, é possível direcionar a escolha das estratégias nutricionais de acordo com o que necessita cada pet (o que não acontece com as rações!). Afinal, qual é o problema do seu pet? Qual estágio se encontra? Quais cálculos urinários estão presentes?
Com todas essas respostas podemos, por exemplo, aliar a dieta, alimentos que tragam benefícios e possam ajudar no tratamento – como nutrientes que auxiliem na redução da pressão arterial.
Na Comunidade Chef di Animale sempre orientamos aos nossos alunos sobre as propriedades nutracêuticas dos alimentos, e como eles podem auxiliar no tratamento de diversos quadros clínicos.
Como deve ser a dieta de um pet renal crônico?
Bom, devemos nos atentar para algumas mudanças a serem feitas na dieta habitual do pet, caso ele já faça o consumo da dieta natural.
Para te ajudar a decidir o melhor caminho, procure ajuda profissional.
Os principais fatores que devem estar presentes na dieta dos pets renais crônicos são:
- quantidade de proteínas reduzido de acordo com o estagiamento da doença;
- baixo teor de fósforo;
- escolha dos ingredientes adequados;
- inclusão de gorduras saudáveis;
- incluir suplementos como ômega-3 e quelantes de fósforo;
- incluir probióticos como o iogurte de kefir;
- adicionar alimentos ricos em antioxidantes.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui
Curso de biscoito para cachorro
Aprenda a fazer deliciosos biscoitos para cães com quem mais entende do assunto!
Essa é a oportunidade que você estava esperando para produzir petiscos de uma forma saudável e saborosa. Nele você aprenderá as técnicas e receitas exclusivas desenvolvidas pelas profissionais, que contam com experiência desde 2013 na área de alimentação pet.