Sem dúvidas, a alimentação natural é extremamente versátil e individualizada, e pode ser adaptada tanto no ganho de peso, quanto na perda de peso de cães obesos.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069

A obesidade é uma doença que vem crescendo cada vez mais, está ficando até normal entre os tutores achar que seu pet está “fortinho”.

Mas na realidade, isso não é legal ou bonitinho. A obesidade é um assunto sério, pois ela pode predispor o pet a várias outras doenças.

E um dos principais fatores para a obesidade nos cães é o excesso de calorias, seja pela oferta indevida de sobras de comida humana, muitos petiscos ou a oferta de maior quantidade de ração.

alimentação natural
Cão obeso.

É necessário conscientizarmos os tutores dos riscos da obesidade nos cães

Cães e gatos obesos estão muito mais propensos a desenvolver doenças, como a diabetes, do que cães e gatos que estão em seu peso ideal.

Cães que estão em seu peso ideal sentem mais vontade de brincar, estão mais dispostos e dificilmente estarão entristecidos.

A obesidade canina é algo que deve ser levado como é, é uma doença. Não devemos incentivar ou romantizar pets que estão acima do peso.

Mas agora vamos falar de como a alimentação pode ajudar na perda de peso desses pets

O primeiro passo para iniciarmos uma dieta balanceada e que ajuda na perca de peso do seu amiguinho, é descobrir o seu peso ideal.

E como podemos fazer isso?

Você pode pedir ajuda para o médico veterinário, que poderá te passar o peso ideal para o seu pet com propriedade.

Analisar o escore corporal do seu pet também é uma forma eficaz de avaliar se ele precisa ou não perder peso. Você pode utilizar como base os desenhos abaixo:

Além da descoberta do peso ideal do seu pet, é importante fazer um check-up, e analisar todas as possíveis causas da obesidade, seja alguma doença, ou pelo excesso na alimentação.

Restringir calorias mas sem restringir nutrientes

Muitos tutores cometem um erro nesse processo que pode comprometer toda a nutrição do seu pet: simplesmente diminuir a quantidade de alimento, sem considerar seus nutrientes.

Veja um exemplo prático: um cão precisa chegar aos 10kg (peso ideal), mas tem 18kg (peso atual). Devemos calcular a quantidade de alimento e de calorias baseado em seu peso ideal, porém, durante o processo de emagrecimento, ele ainda precisará dos nutrientes (cálcio, fósforo, vitaminas, etc) considerando o peso atual.

E é por isso a importância de ter um nutrólogo para te acompanhar e garantir o aporte ideal de nutrientes!

Tendo isso em vista, a dieta natural para perda de peso, basicamente será utilizado ingredientes com baixo teor calórico, e com uma quantidade maior de fibras, em relação a dieta comum. As fibras possuem a capacidade de promover saciedade nos pets, além de reduzir a absorção de gordura.

A dieta também pode ter teores mais altos de proteínas e menores de carboidrato, favorecendo o metabolismo do animal.

Devemos também fazer escolhas inteligentes ao determinar os ingredientes da dieta. Por exemplo, devemos evitar utilizar carboidratos simples, como o arroz branco e a batata comum.

Na Comunidade Chef di Animale sempre orientamos os nossos alunos sobre a importância da escolha adequada dos ingredientes.

Legumes e verduras devem ser variados, procure oferecer bastante folhas verdes, já que são pouco calóricas e trazem muitos benefícios aos pets.

A banana e o abacate também devem ser evitados, já que são frutas mais calóricas, elas podem ser substituídas pela melancia e o melão, que são frutas ricas em água, e com menos calorias.

Não devemos esquecer da suplementação

Devemos lembrar sempre dos suplementos e complementos que tornam a dieta balanceada. A dieta natural precisa ser suplementada independente se é uma dieta comum, ou para emagrecimento, conforme explicamos sobre a importância dos nutrientes.

Hoje em dia, temos a disposição diversas opções de suplementos comerciais, prontos para a utilização.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

 

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

Curso de festa junina pet

As festas juninas são um dos momentos mais esperados do ano! E, para os tutores de cães e gatos é ainda mais gratificante quando podem compartilhar esses momentos festivos com seus amigos peludos.

Foi pensando nisso que desenvolvemos esse curso, com o objetivo de ensinar receitas deliciosas e saudáveis para cães e gatos aproveitarem a época junina da melhor forma possível. Durante as aulas, você aprenderá a preparar petiscos e guloseimas temáticas que vão encantar seu animalzinho de estimação.