Descubra como a alimentação natural pode ajudar pets obesos a perder peso de forma saudável e promover uma vida vibrante e cheia de vitalidade.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
A obesidade em animais de estimação é uma preocupação crescente nos dias de hoje.
O estilo de vida sedentário, a falta de exercício adequado e uma alimentação desequilibrada têm levado a um aumento alarmante de pets com excesso de peso.
Assim como para nós humanos, é uma questão de saúde e não de estética.
O animal acima do peso tem predisposição para o desenvolvimento de doenças, como diabetes, pancreatite, artroses e outros inúmeros problemas de saúde.
As causas de obesidade em pets são muitas. Um fator muito importante é cuidar com a quantidade de petiscos oferecidas durante o dia. Existe uma quantidade certa, que é em torno 10% do total de alimento do dia.
Nós sempre queremos agradar o bichinho, compensar a nossa falta e acaba exagerando na quantidade desses petiscos, muitas vezes são industrializados e que favorecem ainda mais o ganho de peso dos animais.
Também não costumamos cuidar da quantidade de alimento que é oferecido. Cada fabricante recomenda uma quantidade certa de acordo com a densidade calórica dos alimentos.
E muitas pessoas não leem rótulos de ração ou não usam a balança para preparar a AN.
Também deve-se levar em consideração o nível de atividade, a predisposição ao ganho de peso, a castração e outros fatores essenciais para calcular a quantidade diária de alimento.
A falta de exercícios também é um grande vilão!
Devemos passear e fazer atividades físicas com nossos cães ao menos 30 minutos por dia. Não é somente levar para fazer xixi.
Hábitos saudáveis como as atividades físicas não só contribuem para a manutenção do peso saudável, como também para a manutenção da saúde mental, já que a socialização é extremamente importante.
Hoje, já contamos com serviços diferenciados como dog walkers e creches que ajudam muito esses animais a gastarem energia.
Felizmente, há uma abordagem promissora para evitar ou ajudar a resolver esse problema: a alimentação natural.
A alimentação natural para pets obesos se baseia em fornecer aos animais uma dieta balanceada, composta por ingredientes frescos e minimamente processados.
Essa abordagem não apenas auxilia na perda de peso, mas também promove a saúde geral do animal.
Como a alimentação natural pode ajudar pets obesos?
A alimentação natural é uma verdadeira aliada para ajudar pets obesos a recuperarem a forma.
Vamos lá! Primeiro, ela oferece refeições fresquinhas e balanceadas, sem aquele monte de ingredientes desconhecidos encontrados nas rações. Não é raro de ver animais que trocam de dieta e imediatamente se tornam mais leves, desinchados.
Ainda, com uma dieta saborosa dessa, seu pet não vai sofrer nada em consumir menos calorias e manter seu organismo bem nutrido.
Além disso, a alimentação natural é rica em fibras, o que mantém a sensação de saciedade e ajuda a evitar que o pet fique implorando por petiscos o tempo todo.
Com a escolha de carboidratos complexos e saudáveis, que irão fornecer energia e promover saciedade na quantidade certa.
Na dieta natural também trabalhamos com gorduras saudáveis, pois elas são importantes fornecedores de energia e de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e o ômega 6, que irão ajudar a manter a inflamação do seu animal reduzida. Um animal obeso certamente está com seu organismo todo inflamado e sofrendo o estresse oxidativo inflamatório.
Com a alimentação natural, seu peludo vai perder peso e ganhar um estilo de vida mais saudável com uma dieta que ele merece!
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
E-book: Qual a melhor ração para o seu cachorro ou gato?
Descubra como proporcionar uma vida mais longa e saudável para seu cão ou gato com a orientação da Médica Veterinária, Bettina Michalak e da Chef Internacional e Pâtissier, Caroline Sprot.
Pesquisas mostram que a maioria dos tutores misturam alimentos frescos à dieta do seu pet – mas existe uma maneira correta de fazer isso sem prejudicar a saúde do pet por predispor a obesidade e doenças como a diabetes.
Os métodos neste e-book têm ajudado cães a superar inúmeras questões de saúde e até mesmo viver por mais tempo.