A alimentação natural está cada vez mais conhecida e procurada pelos tutores como forma de conseguir oferecer uma qualidade de vida melhor para seus pets.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Mesmo assim, ainda circulam muitas informações equivocadas, ou mal compreendidas, pelas pessoas que não conhecem muito do assunto.
Essas informações podem influenciar diretamente a escolha do tutor se não forem bem explicadas, então esclarecemos aqui alguns mitos e verdades sobre esse assunto.
ALIMENTACAO NATURAL CAUSA TÁRTARO?
MITO
O mito de que a alimentação natural causa tártaro nos dentes dos animais de estimação provavelmente surgiu devido a uma confusão entre a alimentação natural e certos alimentos específicos que podem contribuir para o acúmulo de tártaro. No entanto, a alimentação natural em si não é a causa direta do tártaro nos dentes dos pets.
O tártaro dental é formado pela mineralização da placa bacteriana que se acumula nos dentes ao longo do tempo. A placa bacteriana é uma camada pegajosa composta por bactérias, restos de alimentos e saliva. Se não for removida adequadamente, ela pode endurecer e se transformar em tártaro.
Tanto na alimentação natural quanto na alimentação com ração comercial, a formação de tártaro pode ocorrer se a higiene bucal adequada não for realizada. A escovação regular dos dentes, o uso de produtos dentários apropriados e, em alguns casos, limpezas profissionais feitas por um veterinário são essenciais para prevenir e controlar o tártaro, independentemente do tipo de alimentação.
Na verdade, a alimentação natural pode até ajudar a reduzir o tártaro, uma vez que muitas opções de alimentação natural são menos processadas e contêm ingredientes que podem contribuir para a saúde bucal, como alimentos ricos em fibras e proteínas de qualidade.
O PET NUNCA MAIS VAI QUERER VOLTAR A COMER RAÇÃO?
MITO
Muitos tutores deixam de experimentar os benefícios de uma dieta natural com receio de que seus animais nunca mais voltem a comer a ração, caso não queiram ou não possam prosseguir com a dieta.
Preferem nem tentar. Mas o fato é que a grande maioria dos cães voltam a aceitar a dieta anterior sem problemas, é até comum que eles queiram ir em busca da ração dos outros pets.
Cães são curiosos e acabam não perdendo o interesse pelos “salgadinhos crocantes”.
De toda forma, deve ser feito uma adaptação gradativa em qualquer mudança de dieta, pois cada uma possui uma digestibilidade e ficar mudando o tempo todo pode não fazer bem para ele.
O PET IRÁ FICAR COM FEZES MOLES?
MITO
A crença popular de que oferecer comida de verdade dá diarreia é até explicável, pois a dor de barriga pode aparecer com a oferta de alimentos inadequados (como sobras dos nossos alimentos), ou até mesmo da troca brusca de qualquer alimentação.
Mas a verdade é que as fezes dos animais que se alimentam com comida natural são muito mais reduzidas, com menos cheiro, e com um aspecto saudável – nem ressecada, nem muito mole.
Faça a transição de dieta conforme o recomendado e comprove!
COMIDA NATURAL DIMINUI O CONSUMO DE ÁGUA?
VERDADE
A umidade presente na dieta natural é extremamente bem-vinda e benéfica para o organismo.
Ela já representa uma grande parte do que um animal deve consumir de água por dia, e por isso os animais tentem a ingerir menos água do que de costume.
Para saber quanto o seu pet precisa ingerir de água por dia, considere entre 60 a 70 ml por kg de peso do animal. Considere que a dieta natural já tem entre 70 e 80% dessa água!
Dietas secas podem sobrecarregar o funcionamento do organismo, favorecer a desidratação e acaba dando muito mais sede, justamente por ser um alimento seco.
COMIDA NATURAL PODE DIMINUIR COCEIRAS?
VERDADE
Mesmo cães com dermatites atópicas podem responder muito bem a dieta natural simplesmente pelo fato de tirar da sua alimentação qualquer aditivo químico, como conservantes, corantes e antioxidantes artificiais.
É comprovado que muitos deles são prejudiciais a saúde a longo prazo.
Por esse motivo, é muito comum que o simples fato de aderir a alimentação natural diminua ou resolva muitos problemas dermatológicos até então considerados “incuráveis”.
ALIMENTAÇÃO NATURAL CRUA TORNA O CÃO MAIS AGRESSIVO?
MITO
Totalmente sem sentido o pensamento de que oferecer carne crua irá tornar o animal mais agressivo. Uma alimentação natural, crua, balanceada jamais irá tornar seu cão violento.
Na Comunidade Chef di Animale ensinamos a formulação da dieta para a Alimentação Natural, os métodos de preparo e seus benefícios.
Para que assim, você esteja bem preparada para produzir para o seu pet, ou até mesmo para produzir e comercializar.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Dentro da Alimentação Natural a prioridade é fornecer uma alimentação de qualidade com ingredientes naturais, reduzindo a ingestão de ingredientes provenientes de indústrias.
Trazendo inúmeros benefícios aos nossos amiguinhos, já que a AN é voltada e pensada para a saúde do seu pet.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
São mais de 27 receitas com instruções específicas para trazer inúmeros benefícios a eles, além de dezenas de combinações de bolos para cães e gatos, com coberturas, recheios e formatos diferentes.
Para quem busca conhecer a culinária que fará os rabinhos abanar, esse é o conteúdo que faltava!