Cachorro pode comer alho? Gato pode comer alho? Muitos tutores de cães e gatos já ouviram falar que o alho é um alimento perigoso para os seus animais de estimação. Contudo, é importante saber como utilizá-lo.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV SC 5069

O alho e a cebola são da mesma família, sendo a cebola tóxica para cães e em gatos até mesmo em pequenas quantidades, sendo completamente compreensível a confusão no entendimento dos tutores.

Para gatos, não há estudos que mostrem qual é a dose segura, portanto, de fato não é recomendado a oferta de alho para eles.

alho
Alho.

Qual é a dose tóxica de alho para cães?

Já para os cães, a dose tóxica é extremamente alta, sendo mais de 200 dentes de alho (nenhum cão vai comer tudo isso!), e quando utilizado na quantidade correta, apresenta benefícios valiosos para a saúde.

O alho pode ajudar a melhorar o sistema imunológico dos animais e até mesmo ajudar a prevenir doenças. É um excelente aliado no combate a parasitas e como repelente natural. 

Estudos científicos sugerem que o alho pode inibir a formação de coágulos, diminuir os níveis de glicose, triglicérides e colesterol no sangue, beneficiar a saúde cardíaca, eleva os níveis de antioxidantes, ajuda a prevenir alergias e auxilia no tratamento de infecções.

Seguindo essas recomendações, o seu cão poderá desfrutar dos benefícios do alho sem ter que se preocupar com os seus efeitos tóxicos.

O alho é conhecido por seu aroma forte e sabor distinto, e por isso já foi amplamente utilizado pela indústria pet food como palatabilizante.

Há contraindicações na utilização do alho na alimentação pet?

Primeiramente, como falamos acima, o alho é contraindicado na alimentação de gatos.

A administração de medicamentos como os anticoagulantes deve ser observada, pois o alho “afina” o sangue e pode então interferir na eficácia do tratamento. Por isso, alho também deve ser evitado para cães com anemia, contagem baixa de plaquetas, doença do carrapato e trombocitopenia imunomediada.

Por fim, é importante tomar cuidado com cadelas lactantes, pois o alho pode mudar o sabor do leite e gerar rejeição nos bebês.

Como ofertar o alho para os pets?

Devemos lembrar que as derivações do alho, como alho em pó, alho frito, ou que passe por qualquer processamento não possui esses benefícios.

O alho deve ser ofertado in natura, você pode cortá-los em pequenas lâminas, e aguardar alguns minutinhos para oferecer ao seu pet.

Mesmo que você não ofereça a alimentação natural para o seu pet, você pode ofertar as lâminas de alho no meio da ração.

Aprenda a oferecer alho para o seu pet de forma correta

Um dente de alho possui em média de 4 a 5 g, dependendo do seu tamanho, mas em média esse é o peso.

Considerando isso, devemos laminar o alho em lâminas fininhas para oferecer aos pets. Siga essas quantidades recomendadas:

alho
Quantidade recomendada de alho aos cães.

Você pode oferecer o alho de 2 a 3 vezes na semana, uma vez ao dia apenas já é o suficiente.

Na Comunidade Chef di Animale orientamos os nossos alunos sobre todos os benefícios do alho, por isso ele está presente na lista de complementos da AN.

Nessa lista, inserimos diversos alimentos que são muito benéficos aos pets, e que devem estar presentes na alimentação dos nossos amiguinhos.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

Nos siga em nossas redes sociais:

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book Fazendo petiscos para cachorro | Petiscos para gatos

Criamos uma seleção deliciosa e saudável de petiscos para cães e gatos que você pode fazer em casa!

Este e-book é perfeito para você que quer oferecer opções de petiscos saudáveis para os seus pets, sem abrir mão do sabor e da diversão.