Você sabia que há um ingrediente em que podemos substituir o chocolate na Confeitaria Pet? A alfarroba além de saborosa é muito saudável para os pets.
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
A alfarroba é o nosso substituto do chocolate na Confeitaria Pet, mas que não é tóxica. Muito pelo contrário, faz muito bem aos cães e gatos!
A alfarroba é uma vagem que é colhida da árvore Ceratonia siliqua, enquanto o cacau é obtido dos frutos do cacaueiro. A vagem de alfarroba contém sementes em seu interior, que são removidas antes de serem processadas em pó ou outros produtos. Esse pó de alfarroba é frequentemente utilizado como um substituto saudável do cacau devido ao seu sabor adocicado e baixo teor de gordura.
Então, esse ingrediente não tem glúten, é fonte de fibras e não possui adição de açúcares (fique de olho nos ingredientes, pois algumas versões podem ser adoçadas).
Onde podemos utilizar a alfarroba?
Use nas massas, para confeitar bolos e petiscos, também pode ser utilizado para decorar pratos ou compor a decoração de um kit festa para cães e gatos.
Ele vai servir como substituto do chocolate, seja a opção em barra, em pó ou em “gotas”, ótimo para cookies.
Sabe aquele biscoitinho que você pode escrever o nome do pet em cima, ou alguma frase bonitinha? É possível fazermos essas opções com a alfarroba, a derretendo em banho maria. Ela fica em uma consistência linda.
A farinha de alfarroba também pode ser indicada para aumentar o teor de fibras de dietas naturais ou comerciais de maneira saudável e eficaz.
Qual a quantidade que pode ser oferecida diariamente?
Como qualquer outro petisco, devemos nos atentar a quantidade oferecida. Use o bom senso, principalmente caso ofereça a alrarroba pura.
Para pets até 10kg, pode oferecer de 2 a 5g de alfarroba. Para pets acima de 10kg, ofereça no máximo 15g.
Quais são seus benefícios e propriedades nutricionais?
A principal vantagem desse ingrediente tão versátil é que a alfarroba não contém teobromina, que é a substância tóxica para cães e gatos presente no cacau.
A alfarroba é fonte de vitaminas A, E, D, ácido fólico e vitaminas do complexo B, e é fonte de minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio.
Com um teor de quase 40% de fibras, elas atuam como prebióticos, alimentando as bactérias boas do intestino melhorando toda saúde digestiva e favorecendo a absorção dos nutrientes.
Como se não bastasse, a alfarroba tem uma alta concentração de polifenóis, que são antioxidantes que combatem os radicais livres.
Tem um teor baixo de gorduras (em torno de 2%) e consideráveis 7% de proteína, que fornecem aminoácidos que contribuem para o bom funcionamento do organismo, saúde de peles, pelos e todos os músculos.
Levando tudo isso em consideração, podemos afirmar que sim, a alfarroba é permitida, é segura, nutritiva, saborosa e não, não é chocolate.
Na Comunidade Chef di Animale, utilizamos a alfarroba em diversas receitas, principalmente para confeitos.
REFERÊNCIAS
Carob as cocoa substitute: a review on composition, health benefits and food applications – DOI:10.1007/s00217-017-3018-8
Functional Components of Carob Fruit: Linking the Chemical and Biological Space – DOI:10.3390/ijms17111875
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Curso de páscoa pet
Prepare-se para presentear seus amigos peludos com uma deliciosa Páscoa com o nosso Curso de Páscoa Pet! Este curso foi criado para quem deseja mimar cães e gatos com petiscos de Páscoa especiais. Você aprenderá a fazer uma variedade de petiscos usando ingredientes saudáveis e seguros que são adequados para a dieta deles.
Se você é um tutor de pet que adora cozinhar, um profissional da área ou deseja empreender e oferecer algo especial aos cães e gatos, nosso Curso de Páscoa Pet é para você!