O seu cachorrinho se coça muito? Você já tentou de tudo e não sabe mais o que fazer para aliviar alergia ou problemas dermatológicos?
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária – CRMV-SC 5069
Vamos entender um pouco sobre a diferença entre alergias e hipersensibilidades alimentares.
As alergias alimentares são muito raras e o que acontece no organismo do animal é uma reação imediata, assim como os humanos que comem algum produto que tem alergia.
Por exemplo, alérgicos a camarões, alérgicos a amendoim, causa uma reação no organismo aonde pode fechar garganta, pode ficar sem ar, esse tipo de reação que a gente vê nas alergias alimentares.
Mas é bastante comum, frequentemente na verdade, o que a gente mais vê na clínica é hipersensibilidade alimentar.
A diferença é que as reações são mais tardias, um dia depois ou as vezes alguns dias depois e a gente percebe reações na pele do animal ou também no intestino.
Muitos cães têm disbiose, problemas intestinais recorrentes e isso também pode ser um sintoma de hipersensibilidade alimentar.
Não necessariamente fica só na pele aquela coceirinha que nunca passa, um dos principais componentes responsáveis pelas alergias ou hipersensibilidades alimentares são as proteínas.
As proteínas como fatores principais das alergias ou hipersensibilidades alimentares
Mas não necessariamente elas são de origem animal, pois os outros ingredientes da dieta por mais que façam parte da categoria de carboidratos ou vegetais, também tem as suas porcentagens de proteína.
Então a fonte ela pode ser unicamente hipersensível ao seu animal, tem animais que tem alergia a carne de frango e isso é bastante comum.
Mas tem animais que podem muito bem comer o frango e não toleram muito bem a carne bovina.
Algumas proteínas são consideradas hipoalergênicas, isso significa que as suas moléculas são menores e organismo consegue processar melhor essa proteína.
Como são o exemplo das carnes exóticas, as carnes de rã, então existe casos que até mesmo essas proteínas causam reações em alguns animais e uma carne com comum como a carne bovina pode não causar.
Intolerância alimentar
Também tem a questão da intolerância alimentar, isso existe também em alguns cães, por exemplo, a questão do leite, cachorros podem ter diarreia com leite ou não.
Se eles forem intolerantes a lactose ou não, assim como a gente, tem gente que tem, gente que não tem, pode tomar leite que vai ficar tudo bem, ou que possa ter uma diarreia.
Por isso que a gente não costuma oferecer leite para o animal e sim enriquecer com esses nutrientes na dieta mesmo.
E as estratégias na alimentação natural que a gente toma para casos de hipersensibilidade alimentar geralmente é a dieta de exclusão.
Acontece muito de pets que se coçam bastante, simplesmente ao fato de entrarem e migrarem pra alimentação natural, já ter diferença.
Os resultados são quase que imediatos
Eles já notam o resultado muito significativo na pele, porque a hipersensibilidade não é de nenhum componente da dieta.
Mas sim dos aditivos químicos como os corantes, conservantes, e isso também causa problemas dermatológicos e intestinais nos animais.
Se migrando para dieta natural não resolver, o caminho de escolha é uma dieta de exclusão, onde vamos trabalhar com proteínas nunca ingeridas pelo animal.
São carboidratos e vegetais neutros e vamos introduzindo os ingredientes um por vez e assim detectar exatamente o que causam essas hipersensibilidades.
Já vamos saber o que não pode ser oferecido, e também existem alguns exames laboratoriais que auxiliam nesse processo.
Por isso, na Comunidade Chef di Animale frisamos tanto aos nossos alunos, que é primordial ter o conhecimento sobre os alimentos.
Nós mostramos os diversos alimentos utilizados na AN, e os alimentos que não devem ser utilizados.
Ainda assim, é primordial conhecer o que o pet pode ou não comer, se há restrições alimentares ou não.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Comunidade Chef di Animale
Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.