Manter a organização e a rotina em ordem pode ser um grande desafio para novos empreendedores. Listo aqui algumas dicas para melhorar a sua rotina de trabalho!
Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069
Ter um planejamento e uma organização em relação as atividades a serem cumpridas no dia é fundamental.
Por isso, sempre indico que seja feito o planejamento das atividades a serem realizadas no dia, dessa forma você consegue se planejar e otimizar seu tempo.
Dicas de como organizar sua rotina na produção pet:
Comece o dia pelo mais difícil ou mais demorado.
O rendimento é muito maior nas primeiras horas e a solução de possíveis problemas pode se tornar menos desgastante.
Deixar coisas importantes para o final do dia pode prejudicar bastante o resultado final.
Tenha um comercial bem definido.
Principalmente se você é o principal responsável por diversos setores (comercial, financeiro e produtivo).
Não dá para sempre contar com as redes sociais ou com a sorte batendo na porta, é necessário planejamento para captação de novos clientes e oportunidades.
A rotina de limpeza é essencial no trabalho com os alimentos.
É necessário ter bem definido uma frequência de limpeza e higienização, por exemplo: utensílios – sempre que necessário; piso e banheiros – uma vez ao dia; paredes – uma vez na semana.
Separe horários ao longo do dia para exercer atividades específicas.
É muito comum perder o controle sobre alguma atividade que leva mais tempo – como responder mensagens das redes sociais por exemplo. Ter horários definidos ajudam a ter esse controle.
Na área da produção, é importante ter horário definido de recebimento de matéria prima.
Ter um horário fixo de retirada dos lixos, para evitar a contaminação cruzada dentro da cozinha durante a preparação dos alimentos.
Todo produto deve ser armazenado com suas datas de fabricação e validade.
Por exemplo carnes já porcionadas, vegetais já picados, massas de bolos prontas ou coberturas.
Sempre o produto com a data de validade mais antiga deve ser utilizado primeiro na produção – seguindo a regra do PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai).
Trace metas e um plano de ação.
Escreva tudo o que você precisa mudar ou melhorar, estabeleça prazos para cada um e metas para conclusão de etapas.
Funciona para tudo, desde a aquisição de algum equipamento mais caro, alguma adequação estrutural da área de produção ou alterações nas embalagens, por exemplo.
Assim o crescimento da empresa se torna gradual e lento, sem ter a necessidade de grandes investimentos e ao mesmo tempo com uma boa definição de resultados finais.
É necessário ter um controle de estoque e produção.
Saber a quantidade que você vende e a quantidade que você produz, para que não haja perdas de produtos e mantendo as produções sempre fresquinhas.
E também evitar de comprar excesso de matérias-primas, trazendo economia para o negócio.
Qual a importância da organização da rotina na Confeitaria Pet?
É muito importante que na Confeitaria Pet sejam seguidas essas dicas que deixei acima, pois é muito crucial que se mantenha uma padronização no planejamento da produção.
De modo que otimize o tempo e com isso conseguimos produzir em escala maior, com segurança e propriedade no que está sendo produzido.
O que foi crucial para que nosso crescimento se manteve sólido foi a elaboração do Plano de Ação.
Na Comunidade Chef di Animale ensinamos passo a passo do Plano de Ação que aplicamos em nosso negócio.
Foi um divisor de águas para o nosso desenvolvimento no começo da nossa jornada no ramo de alimentação pet.
Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.
Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.
Comunidade Chef di Animale
Transforme seus sonhos em realidade com nosso treinamento on-line de Alimentação Natural e Confeitaria Pet. Aulas práticas em vídeo, apostilas de apoio e suporte com especialistas, você terá tudo o que precisa para criar suas próprias receitas de maneira segura e eficiente.