Manter a organização e a rotina em ordem pode ser um grande desafio para novos empreendedores. Listo aqui algumas dicas para melhorar a sua rotina de trabalho!

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

Ter um planejamento e uma organização em relação as atividades a serem cumpridas no dia é fundamental.

Por isso, sempre indico que seja feito o planejamento das atividades a serem realizadas no dia, dessa forma você consegue se planejar e otimizar seu tempo.

rotina
Relógio.

Dicas de como organizar sua rotina na produção pet:

Comece o dia pelo mais difícil ou mais demorado.

O rendimento é muito maior nas primeiras horas e a solução de possíveis problemas pode se tornar menos desgastante.

Deixar coisas importantes para o final do dia pode prejudicar bastante o resultado final.

Tenha um comercial bem definido.

Principalmente se você é o principal responsável por diversos setores (comercial, financeiro e produtivo).

Não dá para sempre contar com as redes sociais ou com a sorte batendo na porta, é necessário planejamento para captação de novos clientes e oportunidades.

A rotina de limpeza é essencial no trabalho com os alimentos.

É necessário ter bem definido uma frequência de limpeza e higienização, por exemplo: utensílios – sempre que necessário; piso e banheiros – uma vez ao dia; paredes – uma vez na semana.

Separe horários ao longo do dia para exercer atividades específicas.

É muito comum perder o controle sobre alguma atividade que leva mais tempo – como responder mensagens das redes sociais por exemplo. Ter horários definidos ajudam a ter esse controle.

Na área da produção, é importante ter horário definido de recebimento de matéria prima.

Ter um horário fixo de retirada dos lixos, para evitar a contaminação cruzada dentro da cozinha durante a preparação dos alimentos.

Todo produto deve ser armazenado com suas datas de fabricação e validade.

Por exemplo carnes já porcionadas, vegetais já picados, massas de bolos prontas ou coberturas.

Sempre o produto com a data de validade mais antiga deve ser utilizado primeiro na produção – seguindo a regra do PEPS (Primeiro que entra, primeiro que sai).

Trace metas e um plano de ação.

Escreva tudo o que você precisa mudar ou melhorar, estabeleça prazos para cada um e metas para conclusão de etapas.

Funciona para tudo, desde a aquisição de algum equipamento mais caro, alguma adequação estrutural da área de produção ou alterações nas embalagens, por exemplo.

Assim o crescimento da empresa se torna gradual e lento, sem ter a necessidade de grandes investimentos e ao mesmo tempo com uma boa definição de resultados finais.

É necessário ter um controle de estoque e produção.

Saber a quantidade que você vende e a quantidade que você produz, para que não haja perdas de produtos e mantendo as produções sempre fresquinhas.

E também evitar de comprar excesso de matérias-primas, trazendo economia para o negócio.

Qual a importância da organização da rotina na Confeitaria Pet?

É muito importante que na Confeitaria Pet sejam seguidas essas dicas que deixei acima, pois é muito crucial que se mantenha uma padronização no planejamento da produção.

De modo que otimize o tempo e com isso conseguimos produzir em escala maior, com segurança e propriedade no que está sendo produzido.

O que foi crucial para que nosso crescimento se manteve sólido foi a elaboração do Plano de Ação.

Na Comunidade Chef di Animale ensinamos passo a passo do Plano de Ação que aplicamos em nosso negócio.

Foi um divisor de águas para o nosso desenvolvimento no começo da nossa jornada no ramo de alimentação pet.

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