Muito se engana quem pensa que devemos limitar a quantidade de gordura da dieta dos animais de estimação, as gorduras saudáveis devem estar presentes na dieta.

Por Bettina Michalak – Médica Veterinária CRMV SC 5069

Em uma dieta balanceada, para um cão adulto saudável, devemos trabalhar com uma boa proporção de gorduras, que vão representar em torno de 30% do aporte calórico da dieta.

Além de fornecer energia, também contribuem para o processo de produção dos hormônios e transporte de vitaminas.

Na confeitaria pet temos diversas possibilidades e utilizações das gorduras, sendo que cada tipo de gordura traz diferentes resultados nas massas e biscoitos, e por isso o Pet Chef deve saber utilizá-las com critério.

BANHA DE PORCO

Dizem muito que as gorduras saturadas estão associadas ao aumento de doenças cardiovasculares, enquanto que as gorduras insaturadas atuam como guardião do organismo e controla processos inflamatórios.

Através de informações confusas e pouco esclarecedoras, muitas pessoas condenam o uso da banha de porco. A banha de porco é composta apenas de 40% de gordura saturada, sendo na verdade uma gordura mista e bastante saudável.

O fato é que ela tem uma grande utilização na dieta dos pets e principalmente na confeitaria pet.

Ao contrário das outras gorduras, tem uma ótima estabilidade e pode atingir altas temperaturas sem perder suas propriedades.

A banha contém vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, Folato, colina e betaína.

Como sempre, deve ser oferecida com moderação e apresenta propriedades antioxidantes.  

gorduras
Óleo de coco.

ÓLEO DE COCO

Essa gordura amplamente utilizada é fonte do que chamamos de TCM – ou seja, triglicerídeos de cadeia média, que são ácidos graxos saturados purificados.

Isso quer dizer que o organismo quebra a sua molécula e absorve mais rápido, auxiliando assim até mesmo na perda de peso e promovendo a saciedade, quando fornecido dentro de uma dieta adequada.

Além disso, ele melhora o funcionamento cerebral e é muito recomendado em casos de cães com disfunções cognitivas ou velhinhos.

MANTEIGA

Que fique claro, manteiga é muito diferente de margarina, e essa jamais deve ser utilizado na confeitaria para cães. A margarina é um produto hidrogenado e artificial, quase que um plástico que nem formigas se interessam.

Já a manteiga é injustamente responsabilizada pelo aparecimento de doenças cardiovasculares (em humanos) devido ao seu teor de gordura saturada, mesmo que estudos já tenham mostrado que a redução desse tipo de gordura da dieta não diminuiu a prevalência dessas doenças.

A manteiga é muito bem vinda na confeitaria pet.

É fonte de vitamina A, E, B12 e K2 (essa última auxilia no transporte e absorção do cálcio e tem efeitos analgésicos).

Também contém ácido butírico, que é excelente para a saúde intestinal.

E se a manteiga é ótima, a GHEE é ainda melhor, já que essa é uma versão clarificada e purificada!

gordura
Sementes de girassol.

ÓLEO DE GIRASSOL

Óleos vegetais são fontes de gorduras insaturadas e tem um grande potencial anti-inflamatório e antioxidante.

São fontes de vitamina E, C, B1, B5 e B6, além de minerais como cobre, fósforo, zinco e magnésio.

Seus tocoferóis (vitamina E) são poderosos antioxidantes que previnem o aparecimento de diversas doenças crônico degenerativas.

AZEITE DE OLIVA

Saboroso e muito utilizado na gastronomia, o azeite possui gorduras monoinsaturadas, ômega 9 e vitaminas E, A e K.

Também contém minerais como o ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos.

Seus compostos anti-inflamatórios inibem a atividade de enzimas envolvidas na inflamação e dor.

A vantagem de usar o azeite extra virgem é que ele contém uma quantidade maior de polifenois, mas outras versões podem ser utilizadas, desde que puras e sem ser misturada com outras gorduras menos saudáveis. Fraudes em azeite de oliva infelizmente são muito comuns aqui no Brasil.

Na hora da compra, opte pelo produto que venha em embalagem escura ou de vidro. Evite as latas e embalagens claras.

Não se esqueça de conferir o rótulo.

Na Comunidade Chef di Animale, ensinamos os nossos alunos sobre os tipos de ingredientes e seus benefícios.

Além de ensinar as receitas de Alimentação Natural e Confeitaria Pet, prezamos pelo conhecimento prévio dos alimentos utilizados nas receitas.

Dentro da Alimentação Natural a prioridade é fornecer uma alimentação de qualidade com ingredientes naturais, reduzindo a ingestão de ingredientes provenientes de indústrias, trazendo assim mais segurança para o tutor, já que terá a certeza que está ofertando o que há de melhor para a saúde do seu pet.

Quer saber mais sobre Alimentação Natural e Confeitaria Pet? Acesse o nosso canal do YouTube tocando aqui.

Nos siga em nossas redes sociais:

Aproveite para conhecer a Comunidade Chef di Animale de Alimentação Natural e Confeitaria para Cães e Gatos, toque aqui.

E-book: Qual a melhor ração para o seu cachorro ou gato?

Descubra como proporcionar uma vida mais longa e saudável para seu cão ou gato com a orientação da Médica Veterinária, Bettina Michalak e da Chef Internacional e Pâtissier, Caroline Sprot.

Pesquisas mostram que a maioria dos tutores misturam alimentos frescos à dieta do seu pet – mas existe uma maneira correta de fazer isso sem prejudicar a saúde do pet por predispor a obesidade e doenças como a diabetes.

Os métodos neste e-book têm ajudado cães a superar inúmeras questões de saúde e até mesmo viver por mais tempo.